sábado, 4 de janeiro de 2014

Mysore & Ooti

Era o nosso primeiro fim-de-semana em Mangalore e, já fartos de ouvir dizer que Mangalore é uma boa cidade para estudar/trabalhar porque tem pouco para ver... decidimos começar a viajar aqui à volta!

Na 6a feira à noite apanhámos um autocarro nocturno para Mysore, uma cidade que fica a apenas 250km de Mangalore (já aprendemos que tudo o que seja a menos de 500km aqui é perto...) e onde chegámos às 6h da manhã de Sábado. Levámos mais de 6h a fazer 250km, num autocarro aos solavancos devido aos buracos na estrada... No dia seguinte para Ooti, nem imaginávamos o que nos esperava!

Mysore é uma cidade do estado de Karnataka (o mesmo de Mangalore), no sul da Índia. Antigamente era a capital deste estado (foi posteriormente substituída por Bangalore), sendo notória a largura das suas ruas, a imponência de alguns monumentos e também a maior quantidade de sítios dedicados a turismo e comércio. É conhecida como a "cidade dos palácios".

Quando chegámos, a cidade ainda dormia...

Um dos vários palácios da cidade
O Palácio que é o cartão de visita da Cidade. Por dentro é igualmente impressionante.
O mercado de rua, com os seus cheiros característicos.
Vendedor ambulante

Uma imagem muito típica aqui. Há uma em cada esquina.
Vendedora de flores que enfeitam o cabelo das senhoras.

Senhor a usar o tradicional "lungi", que é o que eles chamam ao pano à volta da cintura.

Templo do Palácio de Mysore

Uma das acitividades mais realizadas: descalçar. Para entrar em casas, templos e até em lojas de rua!

No nosso passeio pelo centro da cidade, um condutor de riquexó levou-nos (ou fomos nós que o levámos a ele?) a visitar um sítio onde fazem incenso manualmente com paus de bambú, carvão e óleos perfumados.

Durante a tarde visitámos Srirangapatna, uma cidade rodeada por rios, a 19km de Mysore, e de grande interesse histórico e religioso.

Daria Daulat, o Palácio de Tipu Sultan, o "Tigre de Mysore".

Mausoleum of Tipu Sultan

Uma visita de estudo... a nós! Os miúdos pedem sempre para tirar fotos connosco. Desta vez foi uma turma inteira!
Rituais hindus em "Sangama", a junção de 3 rios sagrados

De volta à cidade, um óptimo sítio para jantar
No dia seguinte tínhamos planeado visitar Ooti. Tínham-nos dito que valia a pena e ficava apenas a 150km de distância... Ora mesmo dando um desconto por causa do estado das estradas, esperávamos estar em Ooti em cerca de 3h. Lição: nunca SOBREstimar a qualidade das estradas na Índia! O caminho era tão mau que levámos quase 6h a lá chegar, o que nos deixou umas 3h apenas para conhecer o sítio e voltar para apanhar um autocarro que demoraria 14h a voltar a Mangalore, chegando 2ª de manhã, pouco antes de entrarmos ao trabalho novamente. Cá ficam as fotos dessas 3 emocionantes horas!

Autocarro para Ooti
Jardim Botânico
Um doce tradicional de Ooti, servido quentinho!
Almoço num hostel por 50 rupias (0,60€)...
Não podemos dizer que não valeu a pena a experiência... Aprendemos sobretudo que devemos sempre valorizar mais o número de horas que o número de km da viagem. As próximas serão melhores de certeza!